Pages

terça-feira, 21 de julho de 2009

Comparação inevitável

Pode ser precipitado – e é provável que seja, mesmo. Mas é quase impossível não comparar o britânico Tom Daley com o maior saltador ornamental da história, Greg Louganis.

Todos recordam as quatro medalhas de ouro de Greg Louganis nos Jogos Olímpicos de Los Angeles/1984 e Seul/1988, as quatro possíveis dos Saltos Ornamentais, na época – Trampolim de 3m e Plataforma de 10m. Entretanto, sua história olímpica começou nos Jogos de 1976, em Montreal: Louganis tinha apenas 16 anos de idade e ficou com a prata na Plataforma de 10m. Dois anos depois, despontou furiosamente como melhor atleta do esporte, vencendo, no Mundial de Berlim, as provas de Trampolim e Plataforma. Esse é o mito.

Quando competiu em Pequim, com 14 anos, Daley era uma promessa. O sétimo lugar na Plataforma lhe deu o direito de pensar em medalha para os Jogos de Londres, quando competirá em casa.

No entanto, se é para ser precoce, a promessa, neste 21 de julho de 2009, deixou, precocemente, de ser promessa. Tom Daley, se tornou campeão da prova da Plataforma de 10m no Mundial de Roma, aos 15 anos de idade. Mais jovem do que Louganis quando venceu o primeiro mundial e do que quando ele ganhou uma medalha olímpica. Sua precocidade encontra anteparo na da chinesa Fu Minxia, campeã mundial em 1991, com 12 anos, e Olímpica, em 1992, com 13 – a mais jovem de todo o olimpismo moderno.

A partir de agora, que é aspirante a mito, o prodígio britânico terá sobre os ombros e as piruetas a expectativa de sua torcida e da mídia de todo o mundo. Sobre ele não recai o favoritismo ao ouro, mas a perspectiva de ser um dos maiores da história.

0 comentários: