Pages

sábado, 18 de julho de 2009

Vitória argentina

O inverno do vôlei argentino era longo e tenebroso. Desde o quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Sydney/2000, a Argentina não conquistava nenhum resultado expressivo no cenário mundial e ainda via a Venezuela roubar-lhe o segundo posto no continente sul-americano – os venezuelanos, e não os argentinos, foram para as Olimpíadas de Pequim. Entretanto, a noite dessa sexta-feira pode ter representado o ressurgimento do esporte no país, com uma equipe muito jovem e já com uma boa história para contar.

Em 20 edições da Liga Mundial, a Argentina só disputou a fase final uma vez. Foi há dez anos e a vaga se deveu por ser o país-sede da disputa. Na última vez em que os hermanos participaram da Liga, em 2007, o resultado foi desastroso: 12 derrotas em 12 partidas. Nada indicaria que a Argentina fosse capaz de se classificar para as finais deste ano. E foi.

Jogando em casa, duas vitórias sobre a França garantiram a Argentina entre os seis melhores times desta edição da Liga Mundial, mesmo com um time jovem e inexperiente. Num elenco de 19 jogadores, somente três nasceram na década de 70 e dois deles chegaram a participar da campanha argentina no Mundial Juvenil de 2007. Além disso, só três jogadores já disputaram uma Olimpíada e apenas sete já entraram em quadra num jogo de Campeonato Mundial. Se isso era desfavorável ao time platino, a classificação faz crer que essa seleção tem tudo para, a médio prazo, rivalizar com forças decadentes, como Itália, Polônia e Sérvia, e começar a incomodar as três potências do vôlei atual – Brasil, EUA e Rússia.

Os jogos da fase final, na Sérvia, já neste fim de semana, submeterão a Argentina a seu teste mais duro. Contudo, pouco importará se o resultado for negativo: a vitória moral já está assegurada.

0 comentários: