Pages

sábado, 26 de maio de 2012

De volta ao pódio

Depois de três anos, a brasileira Yane Marques voltou, finalmente, ao pódio mundial do pentatlo moderno. Em Chengdu, na China, na final da Copa do Mundo, o terceiro meeting mais importante do ano, Yane conquistou a medalha de bronze, atrás, pela ordem, da lituana Laura Asadauskaite e da britânica Heather Fell - prata em Pequim/2008, mas ainda sem vaga assegurada para os Jogos deste ano. A última e única vez em que a brasileira havia conquistado uma medalha numa etapa da Copa do Mundo foi na final de 2009, disputada no Rio de Janeiro, quando ficou com a prata.

Antes que trombetas verde-amarelas soem para cravar Yane como favorita nos Jogos Olímpicos, é preciso fazer uma ressalva. Várias boas pentatletas não quiseram ir à China. Lena Schoneborn, Elodie Clouvel, Amélie Cazé e Anastasyia Prokopenko, que venceram as quatro etapas anteriores da Copa, não estavam lá. A campeã mundial de 2011, Victoria Tereshuk, e a de 2012, Mhairi Spence, também não. Aliás, não havia nenhuma ex-campeã mundial na prova. Ponto.

As ausências, contudo, não tiram o mérito nem o brilho do bronze da pernambucana. Se não foram, azar delas, não é? Se é verdade que ela não é favorita ao título nem mesmo ao pódio londrino, também é verdade que esse resultado, o sexto lugar no mundial de Roma e os quintos lugares dela noutras duas etapdas da Copa do Mundo põem Yane como candidata (vou repetir, usando caixa alta, aspas e negrito: "CANDIDATA") a uma medalha olímpica e como figura quase certa entre as dez primeiras a cruzar a linha de chegada no Greenwich Park.

Sem ufanismo: a loirinha de Afogados da Ingazeira vai com um moral arretado pra sua segunda olimpíada.

0 comentários: