Pages

domingo, 6 de maio de 2012

Não à toa, é da Turquia




Se o boxe amador turco se aproveitou do fato de lutar em casa no pré-olímpico, o vôlei feminino da Turquia não deixou por menos. Bateu todo mundo em Ankara, jogou a Rússia no qualificatório mundial do Japão e garantiu vaga, neste domingo, para os Jogos Olímpicos de Londres.

É claro que resumir a conquista ao fator caseiro é muito simplista, porque, nos últimos anos, o vôlei turco tem importado técnicos e jogadoras de primeira linha e mostrou que aprendeu muito com esse pessoal. Não é à toa que José Roberto Guimarães treina o Fenehbarçe, não é à toa que ele conta, no time, com jogadoras como a Logan Tom, Sokolova, Fabiana e Yeon-Kung Kim. Não é à toa que os dois últimos campeões europeus de clube, no vôlei feminino, Vakif, ano passado, e Fenehbarçe, este ano, são turcos. Aliás, o técnico da seleção turca é o brasileiro Marco Aurélio Motta, sucedido na seleção canarinho em 2003, por Zé Roberto.

É por essas e por jogadoras como Darnel Neslihan, Eda Erdem e Neriman Oszoy que as turcas estarão nas Olimpíadas. Pode até ser supresa, mas não é à toa.

(foto: CEV.lu)

0 comentários: