Pages

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Youtube olímpico VIII

Mesmo sem um título olímpico ou sem um recorde mundial, um dos nomes mais respeitados da história do atletismo é o do norte-americano Steve Prefontaine. Morto aos 24 de idade, Prefontaine era recordista nacional das duas e três milhas, e dos 5.000m e 10.000m, com marcas estabelecidas abril e julho de 1974. Ele e o maratonista Frank Shorter, campeão em Munique/1972 e vice em Montreal/1976, foram os grandes responsáveis, nos anos 70, pela popularização das corridas de longa distância nos EUA.

A única aventura olímpica de Pre, como era conhecido, foi em Munique/1972. Com os Jogos e atletas já bastante estremecidos pelo atentado terrorista do Setembro Negro, cinco dias antes, a prova dos 5.000m rasos se desenvolveu em 10 de setembro, penúltimo dia de competições. O ianque era apontado como um dos maiores candidatos ao ouro da prova, mas o grande favorito era mesmo o finlandês Lasse Viren, que, dias antes, havia faturado a prova dos 10.000m. Outro candidato ao ouro era o tunisiano Mohamed Gammoudi, que defendia o título conquistado na Cidade do México/1968.

A pouco mais de um quilômetro do fim da prova, Prefontaine tomou a dianteira e tentou imprimir um ritmo forte, talvez para explorar o cansaço de Viren e Gammoudi, que haviam corrido, também, a prova dos 10 Km. Só que a tática do norte-americano, rapidamente, se mostrou ineficaz. Na abertura da penúltima volta, o finlandês se recuperou espetacularmente, depois de correr encaixotado entre os intermediários durante muito tempo, e tomou a ponta. Prefontaine apertou o passo e 200 metros adiante, retomou a liderança. Cedo demais.

Viren conseguiu abrir a última volta em primeiro. A liderança poderia ser definitiva, mas Gammoudi o acompanhou e os dois fizeram a curva seguinte quase emparelhados, com o tunisiano por fora. Na reta oposta, Gammoudi passou à liderança e Prefontaine, num sprint inacreditável, também ultrapassou Viren, encostando perigosamente no novo líder. O esforço, no entanto, foi demasiado para Prefontaine.

Ele perdeu a passada por um momento e, enquanto Viren o ultrapassava por dentro, o ianque olhava para trás, claramente preocupado em assegurar um lugar no pódio. A cerca de 150 metros do fim, Gammoudi procurou Lasse Viren no retrovisor e viu Prefontaine, que retomava a velocidade mais uma vez.

Quando os três, separados pela expessura de uma lâmina, entraram na reta de chegada, Viren ultrapassou Gammoudi por fora e não deixou a corrida escapar. Gammoudi se conformou com a prata passou a controlar as passadas de Prefontaine. E o ianque, entretido na briga com os dois líderes, perdeu fôlego e foi ultrapassado pelo britânico Ian Stewart, que não tinha entrado na história. Uma das mais emocionantes provas de 5 Km da história.

Em 30 de maio de 1975, há exatamente 37 anos, poucos dias depois de vencer o primeiro meeting internacional de Eugene, universidade onde estudava e competia, Steve Prefontaine morreu num acidente de carro. O meeting, que é disputado ainda hoje, faz parte da Diamond League e se chama Prefontaine Classic - prova que vai ocorrer no próximo sábado, dia 2.

As marcas obtidas por Prefontaine, depois de Munique, foram melhores do que as que deram a Viren o bi-olímpico em Montreal/1976, tanto nos 5.000 quanto nos 10.000 metros. Se é leviano dizer que, por isso, Pre teria ficado com as duas medalhas de ouro, é de se imaginar, por outro lado, como teria sido a revanche olímpica entre os dois. O fato é que a única vez que Prefontaine e Viren se encontraram nas pistas foi um momento histórico, uma corrida inesquecível. O vídeo é mais eloquente do que o relato.


0 comentários: