Pages

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Doha/2020 só em outubro

Candidata a sediar os Jogos Olímpicos de 2020, Doha, no Qatar, quer que as disputas fujam do calor intenso do verão e se abriguem no outono, no mês outubro. Não seria a primeira vez que as Olimpíadas de Verão ocorreriam noutra estação. Em Sydney/2000, por exemplo, os Jogos, de 15 de setembro a 1º de outubro, coincidiram com o fim do inverno e começo da primavera no hemisfério sul. Doze anos antes, Seul, no hemisfério norte, recebeu a chama olímpica no final do verão e começo do outono, entre 17/set e 2/out. Isso são apenas os casos mais recentes, porque, por exemplo, a Cidade do México, em 1968, recebeu as disputas num mês de outubro.

A mesma preocupação os catarianos têm em relação à Copa do Mundo de Futebol que vão sediar em 2022. Nesse caso, há quem fale, até, em antecipar o calendário de disputas pra janeiro ou adiá-lo pra dezembro. Outro evento esportivo que sofre com o calor é a etapa do Qatar de MotoGP, que faz a corrida ser noturna.

Além de Doha, Istambul, Baku, Madrid e Tóquio são as candidatas aos Jogos de 2020. Curiosamente, Tóquio, única dessas cidades que já hospedou uma Olimpíada, quando o fez, em 1964, o fez no mês de outubro.

A escolha da sede está marcada para o dia 7 de setembro do ano que vem, em Buenos Aires.

0 comentários: