Pages

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Lugar do confronto

foto: fivb.org (divulgação)


A federação de vôlei dos EUA anunciou, nessa sexta-feira, que a cidade californiana de Long Beach é a sede do pré-olímpico masculino da Norceca. O torneio terá oito equipes da América do Norte e Central, e classificará o campeão para as Olimpíadas de Londres e o segundo e terceiro lugares para os pré-olímpicos mundiais, em junho.

As seleções do Canadá, Costa Rica, México, Porto Rico, República Dominicana e Trinidad e Tobago vão tentar atrapalhar a vida de cubanos e norte-americanos, que são as que ambicionam realmente alguma coisa.

Desde que conquistaram o ouro em Pequim/2008, o time masculino dos EUA não desempenhou bom papel em nenhuma competição de que participou e jamais encontrou um substituto razoável pro levantador Lloyd Ball – que já disse que pretende voltar ao time para disputar os Jogos. Também é visível que titulares absolutos do time, como os atacantes Priddy e Stanley, não repetirão mais o vôlei que mostraram há quatro anos, o que deixa o ataque do time muito dependente do novato Matthew Anderson. Também está muito claro que a equipe sente falta do treinador vitorioso de há quatro anos, o neozelandês Hugh McCutcheon, que está com a seleção feminina.

Por outro lado, Cuba tem uma bastante geração promissora, que é, inclusive, atual vice-campeã mundial. Ocorre que alguns dos mais talentosos do time, como Leal, Simón e Hierrizuelo, não atuaram pela seleção no ano passado, como castigo por, supostamente, haverem planejado uma fuga para quando da Liga Mundial. Dos que restaram daquele time de 2010, León e Camejo são os maiores destaques e podem, se contarem com um bom campeonato do instável Hernandez, classificar a ilha para as Olimpíadas, fato que não aconteceu nas duas últimas edições.

O torneio da Norceca será disputado entre os dias 7 e 12 de maio.

0 comentários: