Pages

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Youtube olímpico

Final dos 800m rasos masculino em Seul/1988. Os brasileiros Joaquim Cruz e Zequinha Barbosa, juntos com o queniano Nixon Kiprotich, ditam o ritmo da prova desde a largada. A impressão que dá é de que Zequinha e Joaquim, campeão em Los Angeles/1984, subirão ao pódio.

A 250 metros do fim da prova, Zequinha Barbosa dá sinal de cansaço e o pelotão de trás se aproxima. No inicio da curva final, Kiprotich também diminui o ritmo e Joaquim Cruz inicia uma arrancada que parece levá-lo ao bicampeonato.

No entanto, Paul Ereng, que era o penúltimo no início da última volta e o quarto colocado a 100 metros do final, sai do caixote imposto por Joaquim Cruz e pelo britânico Peter Elliott, e ultrapassa o brasileiro espetacularmente nos últimos, sei lá, 50, 60 metros.

Dois oito finalistas daquela prova, apenas dois deles – Zequinha Barbosa e o italiano Donato Sabia – encerrariam a carreira sem conseguir uma medalha olímpica.

OURO – Paul Ereng (Quênia)
PRATA – Joaquim Cruz (Brasil – campeão olímpico dos 800m em Los Angeles/84
BRONZE – Said Aoita (Marrocos) – campeão olímpico dos 1500m em Los Angeles/84
4º - Peter Elliot (Grã-Bretanha) – prata nos 1500m em Seul/88
5º - Johnny Gray (EUA) – bronze nos 800m em Barcelona /92
6º - Zequinha Barbosa (Brasil)
7º - Donato Sabia (Itália)
8º - Nixon Kiprotich (Quênia) – prata nos 800m em Barcelona/92

O áudio da gravação (uma preciosidade, diga-se, postada no youtube pelo usuário Nilsondm, com narração de Luciano do Valle e comentário de Álvaro José) está muito baixo. Portanto, não tenha medo: coloque o volume no ponto máximo e aprecie um dos grandes momentos do atletismo nas Olimpíadas de Seul/1988.


0 comentários: