Pages

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Se, e somente se


Foto: blog de Hugo Pessanha

A Federação Internacional de Judô (IJF) atualizou o ranking hoje. Na categoria até 90 Kg, Hugo Pessanha é o sétimo colocado, com 920 pontos, ao passo que Tiago Camilo está em nono, com 886. Se, contudo, nenhum dos dois lutar até o dia 30 de abril, data em que se definem os classificados pras Olimpíadas no judô, Pessanha terá sido ultrapassado por Camilo, graças aos descartes do intrincado sistema de pontuação que a IJF estabeleceu.

Ocorre que, de fato, ainda existe um, e somente um, torneio em vista – a Copa Pan-Americana do Canadá, entre 26 e 29 de abril. Um título de Pessanha o classificaria pros Jogos. O problema é que, como cada país só pode mandar ao Pan um, e somente um, atleta em cada categoria, a CBJ já havia definido que não mandaria quem ainda estivesse disputando vaga olímpica com outro judoca brasileiro. Sensato.

Mas, se, e somente se, a convenção da CBJ estiver valendo, a vaga já é de Camilo. Concordam? Já que não vai ninguém (nem Luiza) pro Canadá, Tiago Camilo vai pra Londres. Portanto, se, e somente se, isso já está definido, não é hora de a própria CBJ rever o conceito e mandar Camilo pro Pan?

Explico.

Tiago Camilo é o nono do ranking. Levando-se em conta só os que devem ir ás Olimpíadas, ele, hoje, seria em quinto. Já que esse ano a IJF resolveu usar o sistema de cabeças de chave para os Jogos, seria interessante que o brasileiro ficasse entre os quatro primeiros do ranking (um título pode até deixá-lo em terceiro) pra, eventualmente, só pegar o japonês que conseguir a vaga (três ainda a disputam ferozmente) ou o campeão mundial e ex-campeão olímpico, o grego Ilias Iliadis, numa semifinal.

Se, e somente se, a vaga de Camilo for confirmada, será a terceira olimpíada dele na terceira categoria diferente. Foi prata em Sydney/2000 na -73 Kg e bronze em Pequim/2008 na -81 Kg. E pode ser o único judoca a conseguir três medalhas em três categorias diferentes.

0 comentários: