É quase certo que o clube campeão mundial de futebol, este ano, vai ser o Internacional ou a Internazionale. Ou alguém acha que o Mazembe (do Congo) ou o Seongnam (da Coreia do Sul) pode preparar uma surpresa para os inter-favoritos, nas semifinais?
Mas a questão que eu proponho é outra: o campeão mundial de clubes, se for mesmo um dos dois gigantes, pode ser considerado o melhor time do mundo?
Sendo cretino o suficiente para esquecer a qualidade individual dos jogadores e do futebol das duas equipes, vou me ater a números e história recente (bem recente mesmo).
O time brasileiro terminou o campeonato nacional na sétima posição, há uma semana, 13 pontos atrás do campeão.
Já o time italiano está (por coincidência) na sétima posição do campeonato nacional, a dez pontos do líder. Além disso, na Liga dos Campeões da Europa, classificou-se para a segunda fase na segunda posição, atrás do Tottenham (apenas o quinto colocado no campeonato inglês) e terminou a primeira fase levando de 3 a 0 do Werder Bremen, que já estava eliminado.
Daí, posso dizer que o melhor time do mundo, com certeza, não será, sequer, o melhor time de seu próprio país. E posso ser mais cretino ainda.
No Brasileiro, o melhor time do returno foi o Grêmio, que terminou o campeonato na quarta posição. Grêmio de Porto Alegre – a mesma Porto Alegre do Inter.
No Italiano, ainda que com um futebol capenga, quem tem seis colocações e dez pontos acima da Internazionale é o Milan – da mesma Milão da Inter.
Então, se eu quisesse mesmo ser cretino, eu diria que, com certeza, o melhor time do mundo não será o melhor time de sua cidade. Ganhar o Mundial de Clubes não lhes assegura o título no campeonato de bairros.
0 comentários:
Postar um comentário