Pages

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Suécia e o Handebol

A Suécia tem tradição no Handebol. Ganhou três pratas olímpicas, entre Barcelona/1992 e Sydney/2000, venceu dois campeonatos mundiais na década de 1990 – com direito a dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares – e venceu o campeonato europeu quatro vezes. Ratifico: a Suécia tem tradição no Handebol masculino: nenhuma dessas conquistas pertence às suecas.

O time feminino da Suécia nunca fez cócegas nas gigantes do esporte. Nunca havia participado das Olimpíadas, até que as disputou em 2008, e não jogava em mundiais desde 1995. Mas, súbito, tudo mudou radicalmente.

Depois da boa participação em Pequim, quando saiu na segunda fase pela mão da Noruega – que levaria o ouro para casa –, a Suécia conseguiu vaga no Mundial da China, no fim do ano passado. É verdade que a campanha não foi boa e o time caiu fora logo na primeira fase.

Mas, no europeu deste ano, o torneio mais difícil do Handebol – mais do que campeonato mundial ou Jogos Olímpicos –, as suecas terminaram com a medalha de prata, dando conta de uma evolução meteórica que coloca o time entre os candidatos a pódio em qualquer competição de que participe.

(Um detalhe que dá mais mérito ainda à campanha sueca: a Suécia perdeu a final para a Noruega, de quem havia vencido na segunda fase. Nada mal para quem, no Europeu de 2008, havia ficado na oitava posição.)

0 comentários: