Pages

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Rennes, França: 14 de julho de 1991

Mundialmente falando, o Ciclismo Brasileiro é irrelevante. Na pista, na estrada, na montanha ou no BMX, nenhum brasileiro jamais conquistou um título de grande relevo, em termos internacionais. Enquanto nossos vizinhos argentinos até ganharam o ouro no Madison, em Pequim/2008, nós não descobrimos ainda que medalhas olímpicas podem vir de bicicleta. Anésio Argenton foi o brasileiro que chegou mais perto do pódio, com um nono lugar em Melbourne/1956 e sexto em Roma/1960, ambas as vezes na prova de Mil metros contra o Relógio. Mas essa história fica pra outro dia.

Porque, hoje, é dia de celebrar uma conquista sobre duas rodas. Certo, é uma conquista que repousa solitária e completa 20 anos. Mas uma conquista, ainda assim.

Em 14 de julho de 1991, Mauro Ribeiro obteve a única vitória brasileira, até hoje, numa etapa do Tour de France. Justamente, no feriado nacional da França, ótima coincidência. O estágio era o nono daquele ano, com chegada na cidade de Rennes. Depois de mais de 161 Km de pedal, estrada e frio, Ribeiro arrancou para a vitória, batendo o francês Laurent Jalabert e o soviético Dmitri Konychev por meia roda, numa etapa que durou quase quatro horas.

O vencedor do Tour daquele ano foi o espanhol Miguel Induráin. Ele ainda venceria a competição máxima do Ciclismo de Estrada, seguidamente, até 1995. De quebra, o espanhol se sagrou campeão olímpico no contra-relógio em Atlanta/1996.

Laurent Jalabert, segundo colocado na etapa, se tornou campeão mundial do contra-relógio em 1997.

Dmitri Konychev, o terceiro na etapa, ganhou a Maglia Ciclamino no Giro d’Italia, em 2000, premiação dada ao ciclista que obtém mais pontos em toda a competição, independentemente do tempo obtido.

Mauro Ribeiro, que até fora campeão mundial Júnior por pontos, em 1982, terminou em 91º lugar na prova de Estrada, em Atlanta/1996.

E o Ciclismo Brasileiro, hoje, vive do passado.

Ainda bem que inventaram o youtube e que o usuário de nome Daniel Blumenthal (ou duhdaniel), postou nele o vídeo da vitória histórica.


0 comentários: