Pages

domingo, 18 de março de 2012

Rússia, sim. E Polônia também


(foto: zenit-kazan.com)


Em Lodz, na Polônia, o Zenit Kazan bateu esta tarde o Belchatow no tie break e levou o título europeu de clubes. Mais do que a vitória do vôlei russo sobre o polonês, sobressai a constatação de que essas duas escolas são as que, hoje, dominam a modalidade no continente.

É bem verdade que o russo Zenit estava reforçado pelo levantador italiano Vermiglio e pelo ponteiro americano Priddy, mas estava cheio de jogadores da seleção nacional - Mikhailov, Apalikov, Sivozhelev, Volkov e Obmochaev. Do outro lado, o time da casa era praticamente a seleção polonesa, com Winiarski, Kurek, Klos, Woicki, Plinksi, Mozdzoneck e por aí vai. Nas semifinais, eles havia derrotado as legiões estrangeiras, respectivamente, do Trentino (italiano) e do Arkas (turco). Na prática, o ginásio de Lodz assistiu à mais uma decisão entre Rússia e Polônia, que se tornou frequente nos últimos meses.

No fim do ano passado, a dobradinha Rússia e Polônia evitou o tricampeonato brasileiro na Copa do Mundo e, de quebra, ganhou vaga para Londres/2012. Meses antes, os dois times fizeram uma das semifinais da Liga Mundial. Deu Rússia. E a Rússia levou a melhor sobre o Brasil na decisão do campeonato e a Polônia bateu a Argentina na disputa pelo bronze.

Não deixa de ser curioso notar o crescimento de russos e poloneses às portas dos Jogos de Londres, ainda mais pela campanha medonha que fizeram no Mundial de 2010, na Itália: a Rússia foi eliminada pela Sérvia e não chegou às semifinais, enquanto a Polônia levou duas sovas - de Brasil e Bulgária - e não avançou à terceira fase do torneio. Agora, a Polônia é séria candidata ao pódio olímpico e a Rússia, ao ouro.

0 comentários: