Pages

domingo, 4 de março de 2012

Sob o teto em Istambul

(foto: http://istanbul2012wic.org )


O Mundial indoor de atletismo de Istambul, no próximo fim de semana, não é, exatamente, uma prévia olímpica, mesmo em março de 2012. Isso não quer dizer, por outro lado, que o campeonato deva ser subestimado. É claro que muita gente que já está de olho nas Olimpíadas não vai competir, mas é certo, porém, que esse pessoal vai ficar atento a quem estiver correndo, saltando e arremessando neste fim de semana.

Fabiana Murer não vai tentar defender o título mundial que conquistou em Doha, dois anos atrás. As polonesas Monika Pyrek e Anna Rogowska, campeã mundial outdoor em Berlim/2009, também não vão a Istambul . Entretanto, rivais suas, como a norte-americana Jenifer Suhr, a cubana campeã pan-americana Yarisley Silva, a britânica Holly Bleadsdale e a alemã Silk Spiegelburg estarão na disputa, assim como Yelena Isinbayeva – que, só pra meter medo em todo mundo, dias atrás, saltou 5,01m.

A prova genuína de velocidade vai ser a dos 60m rasos, porque não existe corrida indoor dos 100. No masculino, vale observar o que Justin Gatlin, homem mais rápido dos Jogos de Atenas/2004 e já sem muita pretensão nas provas outdoor, principalmente depois de longa suspensão por doping, vai fazer. Favoritismo, porém, é da dupla jamaicana – Nesta Carter, campeão olímpico e mundial em revezamentos, e Lerone Clarke, que não deve ter muita chance de ir pros Jogos de Londres e deverá correr tudo o que pode em Istambul. Eles devem protagonizar boa briga com o líder do ranking deste ano, o norte-americano Trell Kimons, outro que tem chances remotas de estar em Londres no mês de agosto.

Na mesma distância, no feminino, Veronica Campbell, atual bicampeã olímpica dos 200m rasos, bronze nos 100m rasos em Pequim e ouro no 4x100m em Atenas, é o grande destaque jamaicano, embora o favoritismo da prova seja da ianque Tianna Madison, que fez os três melhores tempos do ano e só deve assistir às olimpíadas pela televisão mesmo.

Outra prova que deve ser interessante é a do salto em altura feminino. Mesmo sem a grande estrela da prova dos últimos dois ciclos olímpicos, a croata Blanka Vlasic, o torcedor verá duas das maiores rivais da moça saltando em Istambul: a russa Anna Chicherova, bronze em Pequim e campeã mundial em Daegu e que tem batido Vlasic com certa frequência de uns tempos pra cá, e a italiana Antonietta Di Martino, bronze em Daegu. Duvido que Vlasic não assista à prova.

Boa, imagino, vai ser a luta pelo ouro no arremesso de peso masculino. A prova contará com o líder do ranking mundial outdoor do ano passado e vice-campeão do mundo em Daegu, o canadense Dylan Armstrong, o campeão olímpico Tomasz Majewski, da Polônia, o atual campeão mundial David Storl, da Alemanha, o atual vice-campeão olímpico e ex-campeão do mundo Christian Cantwell, dos EUA, além do também americano Heese Hoffa, que há muito não se destaca, mas sempre conquista boas posições.

Contudo, se eu pudesse escolher só uma prova pra assistir nesse campeonato (exceto, é claro, os saltos de Isinbayeva), eu pediria a prova dos 60m c/ barreira. É claro que o vencedor de Istambul não vai sair batendo no peito e exigindo medalha de ouro em Londres, mas ver em ação os dois últimos campeões olímpicos dos 110m c/ barreiras – Liu Xiang, que finalmente está de volta, e Dayron Robles, o vilão de Daegu – vale o ingresso sempre. E, de quebra, ainda tem o norte-americano Terrence Trammel, prata em Sydney/2000 e Atenas/2004.

Há outros nomes relevantes pra acompanhar, seja em nível nacional, como Keila Costa, bronze no mundial de dois anos atrás no salto em distância, e que vai competir, também, no triplo, e a velocista Ana Cláudia Silva, campeã pan-americana dos 200m rasos em Guadalajara, e que vai correr os 60m, seja em nível internacional, como a australiana Sally Pearson, prata em Pequim, campeã mundial em Daegu e líder do ranking mundial nos 100m c/ barreiras, e a queniana Pamela Jelimo, ouro em Pequim nos 800m rasos, que há muito não conquista nada relevante.

Em suma, da próxima sexta-feira até o domingo, vale a pena dar uma olhada no que Istambul tem pra mostrar.

0 comentários: