Pages

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Celebridade

(foto: facebook.com/pages/Official-Victoria-Pendleton)


Quando se aproxima o início dos Jogos Olímpicos, a gente começa a ler, aqui e ali, notícias sobre esportes e atletas dos quais quase não se ouvirá falar pelos próximos anos. Triste, mas é assim mesmo: esporte, no Brasil, é futebol e o que estiver dando títulos ao país. A exceção é agora e só haverá exceção, de novo, em 2016.

Notícias sobre levantamento de peso, Robert Scheidt, concurso completo de equitação e resultados de um meeting em pista coberta soam comuns nesses dias, nem parece que o não-futebol passou praticamente em segredo nos últimos anos. Nesses tempos pré-olímpicos, o nome estrangeiro de atleta que eu mais recordo ter visto e lido na mídia é o da ciclista britânica Victoria Pendleton. E não é à toa.

Pendleton é uma das grandes esperanças de medalha para o Reino Unido, no esporte que deu mais medalhas ao país em Pequim/2008. O ciclismo rendeu 14 dos 47 pódios do time britânico e oito dos 19 ouros da Terra da Rainha. A própria Victoria colaborou na conta, vencendo a prova feminina de Velocidade.

Hoje, além de duas participações em olimpíadas e um ouro, a mulher acumula oito títulos mundiais, uma inimizade na Austrália, alguns anúncios publicitários e uma polêmica recente. Em suma, ela tem sido notícia.

Dia desses, ela disse, numa entrevista, que não gostava do estilo da rival australiana Anna Meares, campeã olímpica em Atenas/2004 e a quem Victoria venceu em Pequim. Tudo porque Meares, numa competição em Bordeaux, há seis anos, teria feito uma manobra que a levou ao chão. Pelo jeito, o tempo passou, a britânica se tornou gigante no esporte, mas nunca esqueceu o incidente.

Aí, uma companheira de time de Meares, Kaarle McCulloch, escudou a amiga e disse que, na verdade, Pendleton estaria era com medo de perder e, por isso, trazia à tona uma história tão antiga.

Nesse meio-tempo, porém, a mídia já se ocupava de Pendleton por outra razão, já que ela assumiu que namorava um membro da comissão técnica do time britânico de ciclismo, a quem conhecera durante os Jogos de Pequim. Nos bastidores, os outros atletas se queixavam de que o romance atrapalhava a relação do sortudo (sortudo, sim!, olhe de novo a foto dela) com o restante da equipe.

Ruim pra imagem dela? Pois ontem mesmo a Samsung anunciou que ela faz parte de um programa da empresa para promover os Jogos de Londres.

Nesse turbilhão de acusações, ciumeira e campanhas publictária, a agenda da inglesa guardou espaço para competição. Começou hoje o mundial de ciclismo de pista, em Melbourne, Austrália. Na prova de Velocidade por Equipes, as alemãs Kristina Vogel e Miriam Welte ficaram com o título e estabeleceram novo recorde mundial. Mas as atenções dadas à dupla campeã foram divididas com a vitória de Anna Meares (correndo com Kaarle McCulloch) num confronto direto contra Victoria Pendleton (parceira de Jessica Varnish), ainda durante a fase de classificação.

O campeonato mundial termina já neste domingo, porém, o rostinho bonito da moça ligeira ainda continuará sendo notícia depois disso. A imprensa vai repercutir suas declarações, que continuarão sendo polêmicas. As polêmicas serão reacesas a cada resultado na pista ou a cada entrevista das adversárias. E a mídia brasileira falará seu nome com uma proximidade quase familiar, como se ela sempre tivesse sido notícia por essas bandas e como se os internautas e leitores daqui colecionassem tudo o que escrevem sobre Victoria Pendleton. Será assim, poelo menos, até a Olimpíada chegar.

0 comentários: