Pages

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Rumo aonde?

Começa hoje o pré-olímpico mundial de handebol masculino. O Brasil, castigado por não ter vencido o Pan de Guadalajara, joga contra a Suécia, a Hungria e a Macedônia. Os quatro jogam entre si e os dois melhores vão para Londres. A lógica diz que o time brasileiro volta para casa. Não é?

A Suécia tem tradição no esporte, já ganhou medalha olímpica e joga em casa. É favorita. A briga pela segunda vaga é entre Hungria e Macedônia.

Os húngaros nunca fizeram nada muito extraordinário no esporte. Até que chegaram às semifinais em Atenas/2004, mas ficaram fora da edição de Pequim. Os macedônios, sem Alexandre, o Grande, e sem o restante da ex-Iugoslávia, não contam histórias de grandes feitos, nunca foram a uma olimpíada, nem mesmo disputaram o mundial de 2011.

Isso, é claro, não deve iludir ninguém: o Brasil vai, mesmo, correr por fora nessa briga, porque não tem handebol para encarar time nenhum do segundo escalão do handebol europeu. Se conseguir a classificação olímpica, será uma zebra, não será nada do tipo "isso comprova a evolução do handebol brsaileiro" e coisas assim. Porque o que evoluiu no handebol nacional, esses últimos anos, foi o jogo da seleção feminina e só - não amplio os horizontes dessa constatação, sequer, para o handebol feminino em si.

Hoje, ao meio-dia, o Brasil enfrenta a Suécia. Amanhã, às 08h30, pega a Hungria. E no domingo, às 09h30, joga contra a Macedônia. A ESPN transmite as partidas.

0 comentários: