Pages

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Youtube Olímpico VI

Faltam 100 dias para os Jogos de Londres. Não exatamente 100 dias para o início, já que o futebol começa em 25 de julho, com a rodada inaugural do campeonato das mulheres. Mas são, sim, 100 dias para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, o maior show da Terra, desfile das escolas de samba que me perdoe.

De hoje a 100 dias, Londres se tornará, oficialmente e na era atual, a mais olímpica das cidades do Globo Terrestre, pois será a primeira a receber o evento pela terceira vez. A primeira olimpíada londrina, em 1908, dizem ter sido a última da trinca lamentável que sucedeu aos Jogos de Atenas/1896. Assim como Paris/1900 e Saint Louis/1904, Londres/1908 foi uma edição demais desorganizada dos Jogos. Edição, contudo, que acabou imortalizada numa das provas-mãe do olimpismo: a Maratona disputada naquelas olimpíadas foi a primeira da historia com a distância de 42.195m.

Já quando Londres recebeu os Jogos pela segunda vez, em 1948, o mundo e a Europa ainda juntavam os tijolos. O movimento olímpico ressurgia de muitas cinzas, depois de 12 anos de intervalo. Muita coisa foi improvisada, os recursos eram compreensivelmente parcos, mas os Jogos Olímpicos ocorreram. E, nem pela Guerra Fria, nem pelos boicotes, nem por manifestações políticas, nunca mais uma edição das Olimpíadas deixou de ocorrer.

O vídeo abaixo é um trecho do Filme Oficial das Olimpíadas de Londres/1948 que mostra o desfile das nações na Abertura dos Jogos. O rigor quase militar da marcha dos atletas e o corte impecável de seus trajes não escondem o triunfo da humanidade sobre a barbárie. Depois de seis anos afundado na II Guerra, o mundo voltava a pleitar ideais, ainda que esportivos, ainda que muito houvesse por ser reconstruído, ainda que EUA e URSS quisessem dividi-lo ao meio; depois de seis anos em batalha constante, os homens (e as mulheres) voltavam a disputar medalhas, e não terras, e a se dizer rivais, e não, inimigos. Pelo menos, durante as Olímpíadas. Pelo menos, nas Olimpíadas.

0 comentários: