Pages

domingo, 22 de abril de 2012

Tudo se explica



A quarta e penúltima etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, em Rostov, Rússia, mostrou, mais uma vez, que o equilíbrio no feminino é muito grande. Ou, então, que tem gente escondendo o jogo. Ou, ainda, que a competição tem servido apenas como treinamento para o Mundial de Roma e, principalmente, para as Olimpíadas de Londres - hipótese que complementa a anterior. Ou que, como só os três melhores resultados é que contam na classificação para a final da Copa do Mundo, que é o quinto torneio, daqui a um mês, em Chengdu, quem estava satisfeita com os pontos no ranking foi passando a vez - é o que pode ter acontecido, por exemplo, a Lena Schoneborn, Elodie Clouvel e Amélie Cazé, vencedoras das etapas anteriores, ausentes na Rússia.

Se a hipótese válida for a do equilíbrio, registre-se em ata que as 12 medalhas disputadas nessas etapas foram para 11 mulheres. Sim, só uma delas subiu duas vezes no pódio. A bielorrussa Anastasyia Prokopenko, autora da façanha, ainda corre atrás de pontos no ranking para assegurar um lugar na disputa em Londres. Deve ser por isso que não se importou de pendurar, no sábado, uma medalha de ouro no pescoço, depois de ter sido premiada em Charlotte com um bronze - ou, então, ela faltou à reunião em que decidiram que ninguém levaria duas medalhas da Copa pra casa.

Compare o pódio de Rostov com o das outras etapas da Copa do Mundo:

Charlotte (EUA) - 1ª etapa
1 - Lena Schoneborn (Alemanha)
2 - Mhairi Spence (Grã Bretanha)
3 - Anastasyia Prokopenko (Bielorrússia)

Rio de Janeiro (BRasil) - 2ª etapa
1 - Elodie Clouvel (França)
2 - Ekaterina Khuraskina (Rússia)
3 - Chloe Esposito (Austrália)

Szazhalombatta (Hungria) - 3ª etapa
1 - Amélie Cazé (França)
2 - Donata Rimsaite (Rússia)
3 - Laura Asadauskaite (Lituânia)

Rostov (Rússia) - 4ª etapa
1 - Anastasyia Prokopenko (Bielorrússia)
2 - Victoria Tereshuk (Ucrânia)
3 - Samantha Murray )Grã Bretanha)

Yane Marques repetiu o quinto lugar conquistado no Rio de Janeiro e segue firme para melhorar, em Londres, o 18º lugar de Pequim. Priscila Oliveira, que pleiteava vaga olímpica também, teve uma participação fraca no torneio. Ela ficou em último lugar em sua bateria classificatória e está quase fora dos Jogos.

(foto: facebook.com/modpen)

0 comentários: