Pages

sábado, 28 de abril de 2012

Os 17 com ele


(foto: fivb.org)

É claro que a convocação de Ricardinho pra disputa da Liga Mundial deste ano monopolizou o noticiário do vôlei neste fim de semana. Até o blog de Bruno Voloch reconheceu. O cara não joga pela Seleção Brasileira desde a Liga Mundial de 2007, quando, aliás, foi até escolhido o melhor jogador do campeonato, e não é pra menos o alvoroço causado pelo retorno dele. Ele é um dos melhores levantadores da história (talvez, o melhor) e sua ausência pode ter sido um dos fatores que levaram o Brasil a não trazer o ouro de Pequim (enfatizo, um dos fatores, um dos!). Todas as explicações sobre o corte dele pro Pan do Rio/2007 me soam estranhas e nem vou repeti-las ou especular. Passou - eu acho. Certo é que a lista de Bernardinho teve muito mais que o nome agora ex-desafeto.

Lucarelli e Maurício foram ótimas convocações. Estão entre os 18 jogadores da primeira fase da Liga Mundial e, ao que parece, concorrem com João Paulo Bravo pela vaga como quarto ponteiro no time definitivo - somente 14 disputarão a fase final da Liga, na Bulgária. Maurício foi campeão da Liga em 2010, mas atuando como líbero reserva de Mário Júnior. Assim como Bravo, se destaca no passe. Já Lucarelli, se aprender a passar e continuar com a potência que tem no ataque, será titular absoluto da seleção no próximo ciclo olímpico. Pensando no presente, com Dante, Murilo e Giba no elenco, o que, teoricamente, faz com que reste apenas uma vaga na posição, acho que João Paulo Bravo e Maurício têm mais chances do que Lucarelli, com pequena vantagem para Bravo, pois tem sido convocado regularmente. Contudo, o exemplo de Marlon, que revezava a titularidade do time com Bruno, deve alertá-lo.

(Convocar Bruno em vez de Marlon tem o mesmo efeito prático do contrário. Os dois têm um estilo parecido, oscilam bastante e não era incomum o reserva terminar uma competição no time principal. No fim das contas, Ricardinho volta mesmo é pra ser titular da seleção.)

Já na saída de rede, a surpresa foi Renan. O cara tem 22 anos e 2,17m e, com Leandro Vissotto, Théo e Wallace, está com o grupo só pela experiência mesmo. Vissotto, que tem sido titular da posição, dificilmente deixará de ser convocado pra fase decisiva da Liga e pras Olimpíadas. Se Bernardinho optar por três opostos, sem problemas, Théo e Wallace (que é o do Cruzeiro, não o do Sesi) estão dentro. Mas, se apenas dois jogadores da posição forem convocados, acho que o cruzeirense tem vantagem, embora Théo tenha sido convocado mais vezes e até tenha sido campeão mundial na Itália/2010.

Serginho e Mário Jr. como líberos era o esperado. Assim como, no meio-de-rede, a não convocação de Gustavo, com Éder, Lucão e Sidão no elenco. Até aqui, uma convocação indiscutível.

O único senão na lista é Rodrigão. Certo, ele foi, pra mim, o melhor jogador da seleção no Mundial da Italia há dois anos, tem uma história longa e vitoriosa no time etc., etc. Mas não vem jogando mais nada. Aliás, esse ano, passou mais tempo na reserva do Sesi do que em quadra. Repito, é o único senão.

Se a seleção não tem mais o favoritismo destacado que teve nos últimos anos, ao menos tem time pra disputar, de igual pra igual, com qualquer um. Conquistar o deca da Liga Mundial e o tri olímpico não são obrigação. Mas elenco para lutar por esses títulos, ao que indica a convocação de ontem, a seleção tem.

0 comentários: