Pages

sábado, 21 de abril de 2012

Entre bandeiras




O Kosovo ganhou um aliado importante para ter seu pavilhão desfraudado nos Jogos Olímpicos. Ontem, a federação de judô do país foi aceita como membro da federação internacional do esporte. Na prática, isso significa mais pressão sobre o Comitê Olímpico Internacional, que ainda não acolheu os kosovares pela falta de um comitê no país. O Kosovo se declarou independente da Sérvia em 2008, mas também ainda não integra a ONU e tem seu território reivindicado pelos sérvios.

Se o Kosovo não for reconhecido pelo olimpismo como estado independente ou membro, é possível que os atletas de lá participem dos Jogos sob uma bandeira olímpica ou, ainda, como parte da delegação da Albânia, já que a maior parte da população local tem ascedência albanesa.

Em miúdos, pelo desenho atual, se Majlinda Kelmendi, quinta colocada no ranking mundial até 52 Kg, conquistar uma medalha em Londres, a bandeira hasteada poderá ser a albanesa (como até já aconteceu em etapas da Copa do Mundo) ou a do COI. O pavilhão de seu país, por enquanto, ainda não pode tremular no território olímpico. Por enquanto.

(foto: IJF.org)

0 comentários: