Pages

domingo, 15 de abril de 2012

Última braçada


(foto: AOC.org)

Dono de um dos maiores currículos da história da natação, o anglo-australiano Murray Rose faleceu neste domingo, aos 73 anos, vítima de leucemia. Escocês naturalizado australiano, Rose disputou duas Olimpíadas e subiu ao pódio em todas as seis provas de que participou, sendo campeão em quatro delas.

Em Melbourne/1956, Rose foi o nadador mais premiado dos Jogos. Ele venceu os 400 e 1500m livre, além do Revezamento 4x200m livre, na única prova da modalidade, entre Londres/1948 e Seul/1988, que os EUA saíram derrotados da piscina.

Quatro anos mais tarde, em Roma, Rose se tornou o primeiro bicampeão olímpico dos 400m livre - feito que só seria igualado por Ian Thorpe, 44 anos depois. De lambuja, ainda encerrou a carreira olímpica com uma prata nos 1500 e um bronze no 4x200m livre.

Murray Rose não foi o primeiro campeão olímpico australiano, mas foi, sem dúvida, a primeira grande estrela do país na natação. Se hoje a Austrália tem tradição nas piscinas, se produz campeões e recordistas numa escala só inferior à dos EUA, é muito graças ao que Rose fez meio século atrás.

0 comentários: