Pages

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cardápio

O Mundial feminino de Vôlei entra na última reta e já pode enxergar a bandeira quadriculada. Os quatro times que restam na disputa do título representam três dos quatro continentes presentes à competição – a Oceania não teve representante e a África, representada por Quênia e Argélia, não tinha grandes pretensões, mesmo.

Dentre os quatro semifinalistas estão os dois times que decidiram o Mundial de 2006 – Rússia e Brasil – e os dois que fizeram a final das Olimpíadas de 2008 – Brasil e EUA. O intruso, Japão, é o time da casa e foi beneficiado, surpreendentemente, pela campanha desastrosa da China – a quem só resta, agora, disputar o nono lugar, com Cuba, Polônia e Holanda.

Só Brasil e Rússia estão invictos. Se chegarem à final, no domingo, será a primeira vez, desde o Mundial de 1994, no Brasil, que o título será disputado por duas seleções que não conheceram derrota em toda a competição.

Aliás, se a decisão for Brasil e Rússia, será a primeira vez que dois mundiais consecutivos têm a mesma final. Vale dizer que Japão e União Soviética, teoricamente, fizeram isso em 1960/1962, e em 1970/1974, mas, nessas ocasiões, não havia um jogo final, e sim, uma fase decisiva, com o título sendo decidido nos pontos corridos entre as seis ou oito melhores equipes da primeira fase – essa, sim, disputada em grupos.

0 comentários: