Pages

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

De Mano e das Meninas

O texto abaixo está no site da CBF (na íntegra, aqui), sobre o Sul-americano feminino de Futebol, no Equador:

“Apesar da derrota no último minuto da Seleção Masculina, a Seleção Brasileira Feminina estreou com vitória na fase final do Sul-Americano, no Equador, nesta quarta-feira. A seleção derrotou a Argentina por 4 a 0, com gols de Grazielle, Rosana, Marta e Cristiane.”

Alguém supunha que o time de Marta e Cristiane fosse entrar em campo abatido pela derrota do time masculino? Ou que as meninas quisessem vingança pela derrota dos jogadores de Mano? Ou, ainda: é como se a CBF quisesse dizer que a goleada que as brasileiras aplicaram sobre as argentinas, no Equador, só serviu para redimir a derrota dos brasileiros para os argentinos, no Catar.

Se fosse o contrário, duvido que alguém da entidade disse que o time masculino, apesar da derrota do feminino, foi lá e venceu.

O Sul-americano dá duas vagas para a Copa do Mundo da Alemanha, ano que vem, e uma para as Olimpíadas de Londres/2012. Isso, por si só, já basta.

O futebol feminino do Brasil não recebe quase nada da CBF – ou é para se conformar com a Copa do Brasil que as meninas têm?

Mas, sem nada em troca, a CBF não tem o menor pudor para usar o sucesso das meninas em proveito próprio, seja para esconder os erros da entidade, dizendo que o Brasil é uma das três potências do futebol feminino mundial, seja para esconder as derrotas, como foi o caso desse jogo contra a Argentina, que a CBF fez parecer que era revanche do time de Mano.

0 comentários: