Pages

domingo, 7 de novembro de 2010

Esporte é conhecimento

Fiquei surpreso quando soube que, na prova do Enem aplicada hoje, uma das questões versava sobre Vôlei. A pergunta se referia aos fundamentos do esporte, que apareciam num quadro em três fotos – um saque, uma manchete e um ataque, pela ordem. Vi, também, que havia uma questão sobre a média de gols dos artilheiros das Copas do Mundo de Futebol desde 1930, mas era uma questão que envolvia mais conhecimento matemático do que esportivo, já que um gráfico mostrava quantos gols cada goleador de cada mundial marcara.

Recordei uma questão de dez anos atrás, num concurso público da Caixa Econômica Federal. A pergunta, que aparecia em “Atualidades”, queria saber o nome do piloto de Fórmula 1 que terminou o GP do Brasil daquele ano em 2º lugar, mas foi desclassificado – David Coulthard, escocês da McLaren, era a resposta certa.

Problemas com o gabarito de ontem à parte, boa iniciativa do MEC a de cobrar, do estudante, algum conhecimento na área esportiva. Falta, agora, o próprio MEC valorizar o professor de Educação Física, profissional que, além de educador, deveria ser visto (e remunerado) como formador de novos atletas e disseminador de uma cultura esportiva no país – o que traz, consigo, a ideia de aliar a prática esportiva à saúde e ao lazer.

0 comentários: