Pages

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dupla retrô

No princípio dos tempos, a hegemonia do vôlei feminino era disputada por soviéticas e japonesas. Os sete primeiros mundiais (entre 1952 e 1974) e as cinco primeiras participações olímpicas do vôlei (1964 a 1980) só tiveram dois campeões. A URSS, com quatro mundiais e três olimpíadas, teve uma conquista a mais, nos dois eventos, que o Japão – tri-mundial e bi-olímpico.

Aí, o vôlei virou um esporte de força. E o Japão, que não decide um mundial desde o vice-campeonato de 1978 e que não chega às semifinais olímpicas desde Seul/1988, ficou para trás e para baixo.

Aí, o vôlei, além de força, ganhou velocidade. A Rússia/URSS ainda é uma potência do esporte, mas não teve, nos últimos 30 anos, um período muito farto de conquistas, com um título olímpico, em 1988, e dois mundiais, em 1990 e 2006. Mesmo sendo as atuais campeãs do mundo, a inédita eliminação olímpica nas quartas-de-final, em Pequim, ainda pesa bastante.

Eis, agora, que há uma chance latente de as duas seleções chegarem às semifinais do mundial deste ano, o que não acontece desde 1978.

Pelo que a Rússia vem apresentando, inclusive por ter, no ataque, a experiência de Sokolova, a juventude de Kosheleva e a força de Gamova, é muito provável que se classifique.

O Japão, se não tem ainda um time muito confiável, ao menos conseguiu, nesta temporada, vitórias bem raras nos últimos tempos, como contra Brasil e Itália, no Grand Prix. As nipônicas podem, além do barulho da torcida, contar com a habilidade da levantadora Takeshida e a eficiência de Kimura, segunda maior pontuadora do campeonato. E o que é surpreendente: a central Inoue, de acordo com as estatísticas da FIVB, é a terceira melhor bloqueadora da competição.

As duas seleções já começam a caminhada no Grupo E dividindo a liderança entre si, com 3 vitórias. Se chegarem juntas à próxima fase, chinesas, sérvias, turcas, sul-coreanas, peruanas e polonesas terão tido o gostinho do que era enfrentar japonesas e russo-soviéticas décadas atrás.

0 comentários: