Pages

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Japão

Se, pelo título, parece que vai ser outro texto sobre o Mundial feminino de Vôlei, não é. As aparências, dessa vez, enganaram.

A Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) promoveu, ontem, o sorteio para os grupos da Copa América do ano que vem, que vai ser disputada na Argentina. Se, aparentemente, é preciso ser sul-americano (americano, vá lá, já que sempre vem alguém da Concacaf para inchar o torneio) para disputar a competição, as aparências enganaram novamente.

As aparências que não enganam:

1) Apesar da globalização, da velocidade da internet e da aviação comercial, o Japão continua na Ásia;

2) A Conmebol, que não tem o mínimo respeito pelas competições que organiza, continua a não respeitar, por exemplo, a geografia dos afiliados – desde 1993, sempre algum americano central ou do norte sempre aparece no torneio dessas bandas, assim como, desde 1998, os clubes mexicanos disputam a Taça Libertadores;

3) O torneio, assim como todas as Copas América desde 1991, não serve mais para medir a qualidade do futebol sul-americano. É de se apostar que vai ser outra copa repleta de seleções desfalcadas – exceto a Argentina, que, dessa vez, tem a obrigação dobrada de vencer, pois joga em casa.

Esqueça, no entanto, tudo de mau que ouvir a respeito das edições passadas da Copa América. Fraca? Desorganizada? Inchada? Descabida? Que nada! O Japão vai disputar a Copa América, o que significa um salto de qualidade no futebol de cá do mundo.

Copa América 2011 – 1º a 24 de julho

Grupo A
Argentina
Colômbia
Japão
Bolívia

Grupo B
Brasil
Paraguai
Equador
Venezuela

Grupo C
Uruguai
Chile
México
Peru

0 comentários: