Pages

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Projeções de poucas dúvidas

Na madrugada da sexta-feira para o sábado, vai começar a segunda fase do Mundial feminino de Vôlei. Antes, uma rápida explicação do regulamento do campeonato.

Para essa fase, se classificaram os quatro primeiros colocados de cada grupo da primeira fase. Os times que formaram o Grupo A enfrentam os classificados do Grupo D, e formam, esses oito, o Grupo E; os do Grupo B enfrentam os do C e, juntos, são o Grupo F. Nesses grupos E e F, que definem os semifinalistas, os resultados da primeira entre os times classificados continuam valendo, ao passo que os resultados dos que seguem contra os que já saíram do torneio são descartados.

A importância de saber disso? Cuba perdeu três partidas na primeira fase, para EUA, Alemanha e Croácia, e venceu duas, contra Tailândia e Cazaquistão. No Grupo F, contudo, Cuba não começa com duas vitórias e três derrotas, mas sim, com uma vitória e duas derrotas. Ficam valendo, para efeito de classificação cubana, a vitória sobre a Tailândia e as derrotas para EUA e Alemanha. A derrota para a Croácia e a vitória sobre o Cazaquistão são descartadas, porque essas seleções foram eliminadas.

Agora, aos grupos da segunda fase, com tabela e classificação:

Grupo E – Tóquio
Dia 6 – Sérvia x Turquia; Peru x Rússia; Polônia e Coreia do Sul; China x Japão
Dia 7 – Peru x Coreia do Sul; Sérvia x China; Polônia x Rússia; Japão x Turquia
(jogos, respectivamente, às 10:30, 12:45, 15:00, 18:00 – hora do Japão)
Dia 9 – Sérvia x Rússia; Turquia x Peru; Polônia x China; Japão x Coreia do Sul
Dia 10 – Peru x China; Sérvia x Coreia do Sul; Polônia x Turquia; Japão x Rússia
(jogos, respectivamente, às 11:15, 13:30, 15:45, 18:45 – hora do Japão)

Classificação
1) Rússia – 3v, 0d
2) Japão – 3v, 0d
3) Sérvia – 2v, 1d
4) Coreia do Sul – 2v, 1d
5) Polônia – 1v, 2d
6) Turquia – 1v, 2d
7) China – 0v, 3d
8) Peru – 0v, 3d

Grupo F – Nagoya
Dia 6 – Holanda x Cuba; Rep. Tcheca x EUA; Brasil x Tailândia; Itália x Alemanha
Dia 7 – Holanda x Tailândia; Rep. Tcheca x Alemanha; Brasil x Cuba; EUA x Itália
(jogos, respectivamente, às 11:00, 13:15, 15:30, 18:00 – hora do Japão)
Dia 9 – Rep. Tcheca x Cuba; Brasil x Alemanha; Itália x Tailândia; EUA x Holanda
Dia 10 – Tailândia x Rep. Tcheca; Brasil x EUA; Holanda x Alemanha; Itália x Cuba
(jogos, respectivamente, às 11:45, 14:00, 16:15, 18:30 – hora do Japão)

Classificação
1) Brasil – 3v, 0d
2) EUA – 3v, 0d
3) Alemanha – 2v, 1d
4) Cuba – 1v, 2d
5) Holanda – 1v, 2d
6) Rep. Tcheca – 1v, 2d
7) Itália – 1v, 2d
8) Tailândia – 0v, 3d

No Grupo E, Rússia e Japão largam na frente, com três vitórias. Se é possível acreditar que a Rússia vai manter o nível de jogo e se classificar para as semifinais, o mesmo não se pode dizer do Japão. Embora tenha o apoio da torcida, esse ano o Japão deu prova de que é capaz de oscilar perigosamente em curto espaço de tempo. No Grand Prix, apesar de ter vencido Brasil e Itália, perdeu para China e Polônia. Das japonesas, pode-se esperar tudo – até, mesmo, que conquistem a vaga.

Das adversárias mais próximas das donas da casa, Sérvia e Coreia do Sul, acredito mais na Sérvia. As sul-coreanas, depois de um começo avassalador, perderam para a Rússia e sofreram para derrotar a Turquia, time de uma jogadora só (Neslihan). Esse grupo conta com um dos gigantes do Vôlei feminino, a China, mas, para pensar em classificação, a China teria de contar com um milagre matemático.

No Grupo F, a situação parece que se definiu, na última rodada da primeira fase. Brasil e EUA têm duas vitórias a mais que Cuba e Itália, principais rivais, e nada indica, pelo que apresentaram até aqui, que vão deixar a vaga escapar. A única ameaça real é a Alemanha. Contudo, enfrentando três times europeus (Itália, Holanda e Rep. Tcheca), além do Brasil, não vai surpreender se as alemãs terminarem a fase com mais derrotas do que vitórias.

A dúvida real do Grupo F é saber quem vai enfrentar a Rússia nas semifinais. E, se nenhuma surpresa ocorrer, essa dúvida será desfeita só na última rodada, dia 10, quando Brasil e EUA se enfrentam às duas da madrugada, hora do Nordeste. Esse jogo, por enquanto, ainda não dá para projetar.

0 comentários: